Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 005/2023, liderada pelo deputado federal, Bispo Marcelo Crivella, Republicanos, e de coautoria do deputado Eli Borges, PL, que visa isentar impostos na construção e reforma de templos religiosos, bem como na realização de obras de serviços públicos, como creches, asilos e comunidades terapêuticas, foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
A proposta é que igrejas de todas as denominações, incluindo espíritas, católicas e evangélicas, possam realizar suas atividades sem a tributação do governo.
Marcelo Crivela, que liderou a criação da PEC entregou o texto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), que prometeu apoiar a proposta. Para que a PEC comece a tramitar, ela precisa do apoio mínimo de 171 deputados. Se aprovada, a nova emenda constitucional também isentará as igrejas dos tributos relacionados às atividades e às compras necessárias para a realização dos cultos.
O objetivo da proposta é permitir que as igrejas possam usar seus recursos financeiros para servir melhor suas comunidades, em vez de pagar impostos excessivos.
“Igrejas de qualquer denominação, espíritas, católicas e evangélicas, possam prestar serviço e fazer as suas atividades sem a tributação do governo. Cada um de nós é contribuinte. Eu pago meu imposto de renda e parte do meu salário eu dou de dízimo em oferta. O padre não tem que declarar imposto e pagar sobre este recurso. Mas a hora que ele vai comprar uma vela, um púlpito, uma lâmpada para a igreja e um ar condicionado ele paga imposto”, justificou o deputado.
Para o deputado Eli Borges, esta PEC reconhece a importância dos serviços que as igrejas prestam sem custos à sociedade, além de corrigir uma denominada "bitributação" às organizações religiosas, já que estas são formadas por pessoas que já pagam os seus impostos ao governo.
Impeachment Filipe Martins assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes por suposto favorecimento ao Banco Master
Proteção ao Culto Comissão de Constituição e Justiça aprova aumento da pena pelo crime de ultraje a culto
Respeito Vereadoras Emoly Alemão e Iodete Oliveira apresentam Indicação 190/2025 para combater assédio moral e sexual e reforçar regras de decoro em Lagoa da Confusão
Justiça Filipe Martins participa de sessão histórica no Senado e celebra aprovação da dosimetria
Agroturismo Comissão aprova, por unanimidade, relatório do deputado Filipe Martins que incentiva o agroturismo no Brasil
INSS Filipe Martins parabeniza ministro André Mendonça por ação firme contra máfia do INSS que bloqueou R$ 700 milhões