O ator e diretor Mel Gibson está usando sua fama para pedir a libertação de um cristão preso na China há mais de uma década e que foi sentenciado à morte.
Mark Swidan, um católico americano que atuava como empresário e arquiteto, foi detido pelo governo comunista em 2012 e desde lá enfrenta condições desumanas na prisão.
"Mark Swidan foi preso injustamente e ilegalmente pelos chineses por quase 11 anos", disse Gibson, em entrevista ao canal de TV NewsNation.
"Ele enfrenta uma sentença de morte, é um homem de grande fé, um patriota americano, e se recusa durante seu cativeiro a renunciar à sua fé ou ao seu país".
O governo chinês acusou o cristão de estar envolvido em um cartel de drogas mexicano que produz metanfetamina. Entretanto, não há provas que Mark participa do tráfico.
Segundo o Texas Tribune, Swidan, de 48 anos, supostamente visitou a China em 2012 e visitou uma fábrica, que a polícia descobriu ter sido usada para produzir drogas.
Ele foi detido junto com outros 11 suspeitos, que o governo chinês diz que fazem parte do cartel. Porém, de acordo com um relatório da ONU, nenhum dos 11 suspeitos identificaram Mark como alguém ligado ao tráfico de drogas.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos declarou que o cristão foi detido injustamente e que continuará pressionando por sua libertação.
“O governo dos EUA exigiu sua libertação e nós, como americanos, devemos defender esse homem que representa o melhor de nós”, defendeu Mel Gibson.
No início deste ano, a Câmara dos EUA aprovou uma resolução que pede à China que liberte Mark Swidan e a ONU afirmou que sua prisão foi uma violação do direito internacional.
Oração pela libertação
Gibson também pediu oração pela libertação do cristão. “Peço a todos que levantem suas vozes e exija a libertação de Mark, e orem para que ele volte para sua família”, disse.
No início de abril, o Tribunal Intermediário de Jiangmen da China negou o pedido de recurso do cristão e manteve a pena de morte.
De acordo com a Câmara dos EUA, a China recusou atendimento médico para Mark e não permitiu que ele tivesse contato regular com sua família.
Em entrevista ao NewsNation, a mãe do cristão, Katherine, contou que o filho perdeu peso e também os dentes devido a falta de cuidados.
“Ele dizia: 'Mãe, nunca passei tanto frio na minha vida'. Por quase 11 anos, ele dormiu com as luzes acesas o tempo todo”, denunciou ela, acrescentando que Swidan dorme sobre papelão em uma cela de cimento sem aquecimento.
Unificados ARNO 33 Samuel Bozza será o cantor oficial na Conferência Unificados da Congregação Monte Moriá, AD Palmas - Centro
Unificados ARNO 33 Pastor Maués Pontes retorna à Congregação Monte Moriá como um dos preletores da Conferência Unificados
Unificados ARNO 33 Pastor Silas Cavalcante será um dos preletores da Conferência Unificados na Congregação Monte Moriá, AD Palmas Centro
Conferência Congregação Monte Moriá realiza Conferência Unificados, com o tema “Enchei-vos do Espírito Santo”, nos dias 8 e 9 de novembro
Esperança Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação
Ensinamento Mãe viraliza ao ensinar sobre oração ao filho com dinâmica: ‘Ensino a importância de orar’ Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva