Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão participando em Brasília, do 1º Encontro de Educação Sanitária, que tem como tema: Educar para Prevenir. O evento teve início nesta quarta-feira, 3, e segue até sexta-feira, 5.
O encontro é promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e tem como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.
A gerente de educação sanitária da Adapec, Michelly Shuailla destacou a importância do evento para o fortalecimento do processo de educação sanitária no Tocantins. “A Adapec já faz parte rede do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) que é composto por todos os órgãos de defesa do país, e a partir deste encontro, o programa deverá ser instituído em nosso Estado, permitindo, elevar a padronização das ações de educação sanitária, visto que com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o processo de educação sanitária junto aos produtores rurais e público em geral, deverá ser intensificado, e consequentemente, fortalecer este programa tão importante para a defesa sanitária,” destacou Michelly Shuailla.
Entre os temas que estão em debate no encontro, destaca-se, a educação e sua interface com a fiscalização, especialistas Ad Hoc para a educação sanitária, interfaces entre educação e comunicação, Zap Rural, entre outros.
O evento é realizado de forma presencial e online, e conta com a participação de cerca de 1500 pessoas. Da Adapec, participam presencialmente o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, a gerente de educação sanitária, Michelly Shuailla e a médica veterinária, Shara Araújo Veloso Peres.
Proesa
Instituído em 2008, o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) está inserido no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária.
O Proesa tem como objetivo estabelecer e implementar diretrizes nacionais, fortalecer e ampliar as ações públicas e privadas, e desenvolver planos, programas e atividades em educação sanitária em agropecuária, de forma articulada com o Suasa e os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.
Reformas Governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma de três escolas estaduais em Palmas com investimento de quase R$ 3 milhões
Reforma Reforma do Colégio Estadual Rachel de Queiroz está em fase final em Palmas
Educação Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a primeira infância durante lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro”
IA Deputados aprovam inclusão de disciplina de Inteligência Artificial nas escolas do Tocantins
Premiação Governo do Tocantins abre inscrições para o Prêmio Escola que Transforma 2025, com mais de R$ 2 milhões em premiações para unidades de ensino e profissionais da educação
Reciclagem Reciclagem é tema de palestra a alunos da Escola Municipal Luzia Tavares