A operação Canguçu chegou ao fim após 40 dias de execuções realizadas pela Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO).
Nesta última quinta-feira, 18, o governador Wanderlei Barbosa e o Comando da Polícia Militar realizaram uma cerimônia no Quartel do Comando Geral da PMTO, em Palmas, para homenagear a atuação dos policiais na operação.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu de Alencar; o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; além de autoridades municipais, regionais, estaduais e federais.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa agradeceu a todas as autoridades, policiais e pessoas envolvidas na operação, destacando o compromisso do Governo do Tocantins em defender a segurança da população.
Acidente na TO-010 em Araguatins-TO. pic.twitter.com/diVtBozds3
— Diário do Bico (@diariodobico_) March 26, 2023
A captura dos suspeitos da tentativa de assalto a uma empresa de transporte de valores na cidade de Confresa, no estado de Mato Grosso, foi realizada por cerca de 350 policiais militares dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais, em conjunto com a Polícia Civil do Tocantins, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Durante a operação, os militares enfrentaram 32 situações ilícitas e neutralizaram 18 indivíduos integrantes da quadrilha.
Ao final da operação, foram apreendidas 24 armas de fogo, incluindo dois fuzis 50 e 11 AK-47, além de carregadores, mais de 2 mil munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos, detonadores, coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.
Durante a solenidade, foram concedidas medalhas de Mérito Policial Militar a todos os policiais que se destacaram em suas funções, prestando serviços relevantes à corporação policial militar tocantinense ou realizando atos de bravura para preservar a ordem pública, defender as instituições ou salvar vidas humanas.
A Operação Canguçu teve início em 9 de abril, quando aproximadamente 20 homens fortemente armados atacaram o Quartel da Polícia Militar em Confresa, ameaçando a população. O grupo então se dirigiu à empresa de transporte de valores Brinks e tentou roubar o dinheiro do cofre, mas não teve sucesso. Em seguida, fugiram em direção ao Tocantins, atravessando os rios Javaé e Araguaia. Essa ação deu origem à maior operação policial integrada já realizada no Norte do país, a Operação Canguçu.
Fonte: Nayara Borges/Governo do Tocantins
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nublado