O estudo do Instituto de Políticas do King's College London disse que um grande número de britânicos não acredita mais em Deus. Além disso, a pesquisa mostrou que aumentou o número daqueles que dizem que “Deus não é importante em suas vidas”.
O estudo foi feito em dezenas de países, de acordo com o Christian Today e detectou que o afastamento das pessoas de Deus atingiu níveis recordes desde a década de 1980.
No resultado final do estudo, concluiu-se que, de todos os países estudados, o Reino Unido tem o nível mais baixo de religiosidade e crença.
‘Aumentou o número de ateus no Reino Unido’
Os pesquisadores descobriram também uma queda nas últimas quatro décadas, da crença de que existe o céu (espiritual), de pessoas que oram e que se identificam como religiosas.
As descobertas são da “Pesquisa de Valores Mundiais” — um estudo contínuo de valores políticos, sociais, econômicos, religiosos e culturais em 120 países desde 1981.
“No Reino Unido, 3.056 adultos na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte foram entrevistados para o estudo da Ipsos entre março e setembro de 2022. As descobertas revelam que a crença em Deus diminuiu drasticamente entre os britânicos, de três quartos que acreditavam em Deus em 1981, para pouco menos da metade (49%) em 2022”, diz o relatório.
O conjunto de dados mais recente, publicado hoje, compara dados do Reino Unido e de 23 outros países, incluindo EUA, Itália, Suécia, Alemanha, França, Austrália, China, Coreia do Sul, Japão e Filipinas.
O estudo também apontou para o crescimento no número de ateus no Reino Unido — de 4% em 1981 para mais de 21% em 2022, por conta da popularidade acelerada do ateísmo nos últimos cinco anos.
‘Jovens são mais propensos a acreditar na vida após a morte’
A proporção de britânicos que dizem que Deus não é importante em suas vidas dobrou desde a década de 1980, de 28% para 57% em 2022 — um recorde.
A crença na vida após a morte permaneceu constante desde 1981, com pouco menos da metade da população acreditando neste último ano. Da mesma forma, 26% dos britânicos disseram acreditar no inferno, permanecendo praticamente inalterados nas últimas quatro décadas.
Apesar de serem menos religiosos do que as gerações mais velhas, os mais jovens são mais propensos a acreditar na vida após a morte: 51% da geração Z, 53% da geração do milênio e 52% da geração X, em comparação com 35% dos Baby Boomers e 39% da geração pré-guerra.
Os níveis de oração e participação em serviços religiosos também foram muito mais baixos no Reino Unido do que em outros países. Apenas uma em cada 10 pessoas disse que frequentava um serviço religioso a cada semana.
‘Desenvolvimento da religiosidade e espiritualidade’
Bobby Duffy, professor de políticas públicas e diretor do Instituto de Políticas do King's College London, disse: “Nosso apego cultural à religião organizada continuou a diminuir no Reino Unido, mas nossa crença de que há algo além desta vida continua forte, incluindo entre as gerações mais novas”.
“Este é um período importante no desenvolvimento da religiosidade e espiritualidade em países ocidentais como o Reino Unido, onde os resultados mostram que, embora as gerações mais jovens continuem a ter menor apego à religião formal, muitos deles têm uma necessidade semelhante ou até maior de acreditar que há mais que isso”, continuou.
“E, claro, esses tipos de estudos internacionais mostram que o declínio da religião organizada não é realmente uma história global, já que continua a crescer e florescer em muitos países ao redor do mundo, e essas mudanças são realmente restritas a países como o Reino Unido”, concluiu.
Unificados ARNO 33 Samuel Bozza será o cantor oficial na Conferência Unificados da Congregação Monte Moriá, AD Palmas - Centro
Unificados ARNO 33 Pastor Maués Pontes retorna à Congregação Monte Moriá como um dos preletores da Conferência Unificados
Unificados ARNO 33 Pastor Silas Cavalcante será um dos preletores da Conferência Unificados na Congregação Monte Moriá, AD Palmas Centro
Conferência Congregação Monte Moriá realiza Conferência Unificados, com o tema “Enchei-vos do Espírito Santo”, nos dias 8 e 9 de novembro
Esperança Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação
Ensinamento Mãe viraliza ao ensinar sobre oração ao filho com dinâmica: ‘Ensino a importância de orar’ Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva