O debate sobre feriados cristãos está gerando polêmica na França, de acordo com uma notícia do Evangelical Focus. A discussão gira em torno da presença e do significado dos feriados religiosos cristãos no país.
Éric Piolle, prefeito da cidade francesa de Grenoble, propôs recentemente alterar o calendário público, substituindo alguns feriados religiosos por outros seculares.
“Podemos tornar nosso calendário mais pluralista [...] celebrando nosso apego comum à República”, disse Piolle.
O prefeito, que é do Partido Verde francês, propôs a criação de dias comemorativos para eventos históricos significativos, como a abolição da escravatura, assim como para "direitos adquiridos", como o aborto e o casamento igualitário.
Atualmente, seis dos onze feriados na França estão relacionados a celebrações religiosas.
Debate público
Desde o final de maio, o debate em torno dos feriados cristãos voltou à discussão pública no país. Isso ocorreu após o ministro do Interior, Gérald Darmanin, solicitar um censo de crianças ausentes da escola durante o feriado islâmico do Eid al-Fitr, que não é um feriado oficial na França.
Para o prefeito de Grenoble a exigência do ministro do Interior era “inaceitável”, porque professores e alunos têm o direito de faltar nos feriados religiosos.
Enquanto isso, a ideia foi criticada pelos cristãos e por diversos meios de comunicação, que apontaram que Piolle não estava respeitando a "herança patrimonial" da fé cristã no município.
O prefeito de Grenoble respondeu destacando que sua proposta visa “deixar os feriados abertos à escolha da convicção religiosa de cada um”.
Franceses querem feriados religiosos
A maioria dos franceses querem manter os feriados religiosos, segundo uma pesquisa Ifop-Fiducial para Sud Radio, publicada em 2 de junho.
A pesquisa aponta que 73% da população francesa não quer substituir feriados religiosos por celebrações seculares.
Além disso, 71% dos franceses dizem que desejam manter a lei sobre a separação entre Igreja e Estado como está.
Unificados ARNO 33 Samuel Bozza será o cantor oficial na Conferência Unificados da Congregação Monte Moriá, AD Palmas - Centro
Unificados ARNO 33 Pastor Maués Pontes retorna à Congregação Monte Moriá como um dos preletores da Conferência Unificados
Unificados ARNO 33 Pastor Silas Cavalcante será um dos preletores da Conferência Unificados na Congregação Monte Moriá, AD Palmas Centro
Conferência Congregação Monte Moriá realiza Conferência Unificados, com o tema “Enchei-vos do Espírito Santo”, nos dias 8 e 9 de novembro
Esperança Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação
Ensinamento Mãe viraliza ao ensinar sobre oração ao filho com dinâmica: ‘Ensino a importância de orar’ Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva