A mobilização, que atraiu integrantes da comunidade e de órgãos relacionados à segurança da mulher, é uma idealização do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).
A ação faz parte das ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha deste ano tem como tema: ‘Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime’. A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, afirma que a intenção da caminhada é sensibilizar a sociedade de Palmas.
“A partir desse ato simbólico tão importante, a sociedade pode conhecer estratégias para o enfrentamento à violência contra as mulheres. E essa primeira caminhada, decidida pelo Nupav Mulher, foi muito bem planejada justamente para que essa mobilização atinja a sociedade, para que cada pessoa tenha a reflexão de não ser cúmplice da violência. E para que a população também conheça os canais de apoio”, afirmou.
Durante o trajeto foram entregues panfletos e materiais informativos à população e ao comércio com canais de denúncia. A caminhada iniciou no segundo estacionamento da Avenida JK, no trecho correspondente ao acesso a BR-010, em frente a loja Encanel, e finalizou na rotatória do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, no cruzamento entre a Avenida JK, sentido Paraíso, e a Avenida NS-3.
Canais de denúncia
A Semus lembra que para denunciar casos de violência contra a mulher, os interessados podem acionar o Disque 180 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que funciona 24 horas, o 190 da Polícia Militar, a Central de Atendimento às Mulheres pelo (61) 9610-0180 (Whatsapp) e na Central de Atendimento à Mulher (CAM), que também funciona 24 horas.
Participantes
Compõem o Nupav Mulher: a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), Ministério Público Estadual (MP-TO), Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Polícia Militar (PM-TO), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e Corpo de Bombeiros.