Aconteceu nesta sexta-feira, 18, no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, um significativo diálogo acerca da violência contra a mulher. Esta iniciativa, integrante do conjunto de ações do Agosto Lilás, foi promovida pela Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, unindo forças para abordar questões importantes sobre o tema.
Servidores presentes durante diálogo sobre o combate à violência contra a mulher. - Foto: Erlene Miranda/Governo do Tocantins
O Agosto Lilás é um movimento que destaca a relevância da eliminação da violência doméstica. Ao longo de todo o mês de agosto, uma série de atividades é realizada para fomentar e conscientizar a população sobre a importância de denunciar.
A Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância da união nessa causa. “É unindo forças com outras instituições, como a Secretaria de Segurança Pública e todos os órgãos envolvidos nesse diálogo, que podemos construir um ambiente mais seguro para todas as mulheres. Assim venceremos o feminicídio”, disse.
A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Porto Nacional, Fernanda Siqueira, explicou sobre o trabalho da Polícia Civil. “Orientamos as mulheres que sempre solicitem a medida protetiva para prevenir e evitar chegar ao extremo que é o feminicídio. Após os atendimentos na delegacia, enviamos o pedido de medida protetiva para o judiciário”, explicou a delegada.
A promotora de justiça do Ministério Público, Renata Rampanelli, falou sobre a importância de conscientizar as mulheres que sofrem violência. “Se você não sofre com a violência, mas conhece alguém que sofre, convença essa pessoa a denunciar, porque muitas vezes a vítima não tem força e nem coragem de denunciar. Nós, como familiares, amigos e vizinhos, temos a obrigação de ajudar e conscientizar para quebrar o ciclo de violência doméstica”, destacou.
A assistente social, Zelma Moreira, explicou para os presentes sobre o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual - Savis, onde a vítima de violência sexual recebe atendimento de urgência quando procura os hospitais em até 72 horas, período em que a medicação adequada tem eficácia quando administrada.
O evento de hoje, no Palácio Araguaia, testemunhou a reunião de diversos órgãos governamentais e instituições em prol da causa. Entre eles estiveram presentes servidores representando: Adapec (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins), Secretária de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Ruraltins, (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins); CGE (Controladoria-Geral do Estado), PGE (Procuradoria-Geral do Estado); Ceciju (Centro de Educação e Capacitação de Jovens e Adultos). Secretaria do Meio Ambiente; Parcerias e Investimentos; Planejamento e Orçamento e Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
A Secretaria de Estado da Mulher reforça o compromisso do governo em enfrentar a violência contra a mulher de maneira abrangente e coordenada, ressaltando a importância da participação ativa de diversos setores da administração pública.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas