No último sábado, 19 de agosto, mais de 300 pessoas se uniram em uma caminhada de conscientização na capital, com o objetivo de combater a crescente violência dirigida às mulheres. A mobilização, que atraiu membros da comunidade e representantes de órgãos ligados à segurança das mulheres, foi idealizada pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Esta ação integra as atividades do Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres. O tema da campanha deste ano é: “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”. A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, ressaltou a importância da caminhada: “Através deste ato simbólico de grande importância, a sociedade pode aprender estratégias para combater a violência contra as mulheres. Essa primeira caminhada, organizada pelo Nupav Mulher, foi cuidadosamente planejada para conscientizar a sociedade e encorajar cada pessoa a refletir sobre a importância de não ser cúmplice da violência. Além disso, queremos que a população conheça os canais de apoio disponíveis.”
Durante a caminhada, foram distribuídos panfletos e materiais informativos à população e ao comércio local, destacando os canais de denúncia disponíveis.
A cantora Rosilene Martins, professora e líder política, também participou do evento e enfatizou a relevância do tema: “É fundamental que nos unamos para combater a violência contra as mulheres. Não podemos mais tolerar a perpetuação desse crime em nossa sociedade. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na erradicação dessa violência, e eventos como esse nos lembram da nossa responsabilidade.”
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), a Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), o Ministério Público Estadual (MP-TO), a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), a Polícia Militar (PM-TO), a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e o Corpo de Bombeiros compõem o Nupav Mulher.
Além destes, também fazem parte do Núcleo: a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a Secretaria Estadual da Mulher, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), a Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Tocantins), o Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania da Funai (Sedisc) e a Câmara Municipal de Palmas.
A Casa A+ e o ‘Projeto Quebrando o Silêncio’ da Igreja Adventista do Sétimo Dia, movimentado pelo Ministério da Mulher e representado pelos grupos de Desbravadores, Aventureiros e o Pequeno Grupo Sal da Terra, apoiaram a caminhada, demonstrando o apoio de diversas instituições à causa da erradicação da violência contra as mulheres.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas