Terça, 08 de Julho de 2025 15:43
63 98144-6969
Tocantins Saúde

Saúde de Palmas orienta sobre cuidados para evitar a retinopatia diabética

A ação promoverá uma mobilização multidisciplinar on-line no dia 25, a partir das 9 horas, para conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética

11/11/2023 05h33 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Saúde de Palmas orienta sobre cuidados para evitar a retinopatia diabética

Neste mês de novembro começa a campanha ‘24 horas pelo diabetes', promovida e organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A ação promoverá uma mobilização multidisciplinar on-line no dia 25, a partir das 9 horas, para conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética, complicação do diabetes que afeta os olhos. A transmissão será realizada nos canais oficiais do CBO nas redes sociais. 

Segundo o médico nutrólogo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Flávio Cavalcante de Assis, a retinopatia diabética é um conjunto de alterações retinianas e vítreas causadas pelo diabetes, sendo a segunda causa de cegueira irreversível, precedida apenas pela degeneração macular relacionada à idade. Ele também explica que os sinais apresentados pela doença são pontos ou manchas escuras flutuando na visão, visão embaçada e que muda periodicamente de borrada para clara, visibilidade noturna prejudicada ou perda da visão central ou periférica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Assis destaca que a doença tem tratamento, isso dependerá da avaliação do oftalmologista, podendo ser utilizado técnicas como fotocoagulação, uso de medicação para estimular angiogênese ou corticoide e vitrectomia.“Para evitar essa enfermidade a população deve manter hábitos de vida saudável e avaliação médica regular com o intuito de prevenção de doenças, principalmente a diabetes”, acrescenta. 

A Semus destaca que para buscar tratamento a população deve ir até a sua Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima e passar pela triagem para que o profissional de saúde possa avaliar sua condição. Caso o paciente apresente sinais graves de diabetes como sede constante, formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes na bexiga, rins, pele, infecções de pele, visão embaçada e feridas que demoram para cicatrizar, o usuário deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.