Esta segunda-feira, 13, foi dia de a comunidade se manifestar, sanar dúvidas e contribuir com sugestões para a nova versão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Palmas (PMGIRS). Cerca de 60 pessoas participaram da tarde de apresentações e tira-dúvidas da etapa final do processo de revisão, no auditório do Instituto Vinte de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas. A apresentação da versão preliminar do plano com objetivos e metas atualizadas para até 20 anos foi aberta à população.
Na prática, o plano é um instrumento de gestão pública que vai ser usado pela Prefeitura de Palmas para planejamento e execução de ações de curto, médio e longo prazo. Algumas das proposições incluídas no texto são a implementação de Programa de Educação Ambiental; a redução de até 20% da geração per capita de resíduos em até 12 anos; a ampliação da coleta de recicláveis; a implantação de uma Central de Compostagem; a redução de resíduos dispostos irregularmente em vias públicas, terrenos baldios, rios e córregos, entre outros.
Essas e outras metas foram citadas em uma apresentação ilustrada com gráficos e explicações, que traduziram as preocupações da Prefeitura de Palmas com o que será executado para melhorar a gestão de resíduos sólidos de Palmas pelos próximos 20 anos. Outra novidade incluída na revisão é a introdução da limpeza de córregos, que não está contemplada atualmente nas ações de limpeza pública do Município. A implantação de uma coleta de orgânicos, também não estava no plano anterior.
“Já temos um plano desde 2014 que precisa ser revisado a cada dez anos. Esse trabalho de revisão envolveu etapas anteriores de diagnóstico, prognóstico e consulta pública até chegar finalmente nesta proposta de plano revisado. Essa última audiência vai nos ajudar a ajustar o produto que vai ser entregue à comunidade e o que vai ser executado em Palmas pelos próximos anos”, explicou o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Adão Maia.
A coleta de resíduos recicláveis foi um dos tópicos que mais repercutiu entre os presentes. “Fiquei sabendo da audiência pela televisão e vim participar. Gosto de assunto, de reciclar. Acredito que a responsabilidade é de todos sobre o lixo que produzimos. Temos que cobrar e ser cobrados por mais iniciativas de reaproveitamento e é importante participar para entender como tudo funciona”, disse a estudante e dona de casa Lúcia Alves.
Segundo a presidente da Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA), Meire Carreira, atualmente, Palmas conta com o programa de incentivo à entrega voluntária de recicláveis, Renova Palmas. “A estratégia consiste na implantação de pontos em áreas de grande movimentação e, principalmente, nas escolas, onde acontecem as mobilizações e seu entorno para que aconteça a adesão para entrega de materiais de forma pré-selecionada. Ela é uma tendência, inclusive, em outros países, que começaram esse processo anos atrás com a coleta porta a porta, agora incentivam pequenos deslocamentos para entrega de materiais”.
As contribuições feitas na audiência serão usadas para a redação do texto final que, após revisão, estará disponível para gestores e toda população. A revisão é conduzida por comissão formada por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), FMA, Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), e consultores da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas