Terça, 08 de Julho de 2025 10:25
63 98144-6969
Tocantins Palmas

HGP capacita servidores e voluntários como brinquedistas de Unidades de Saúde

O objetivo é formar profissionais capacitados entre servidores e voluntários, para trabalharem como brinquedistas em brinquedotecas de Unidades de Saúde, garantindo assim o direito ao brincar.

22/11/2023 12h30
Por: Redação
As facilitadoras do curso são as Brinquedistas da Brinquedoteca, formadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri).(LUCIANA BARROS)
As facilitadoras do curso são as Brinquedistas da Brinquedoteca, formadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri).(LUCIANA BARROS)

O Hospital Geral de Palmas (HGP) está ofertando um curso de Formação de Brinquedista em Serviço de Saúde. O objetivo é formar profissionais capacitados entre servidores e voluntários, para trabalharem como brinquedistas em brinquedotecas de Unidades de Saúde, garantindo assim o direito ao brincar. O curso é de responsabilidade dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) e da Humanização.

O projeto do curso foi aprovado pelo Comitê de Regulação de Processos Educacionais em Saúde (CREPS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com previsão de duas turmas de 25 alunos, carga horária de 30 horas e certificação da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS). A primeira turma participa do curso no período de 20 a 24 de novembro, e a segunda acontecerá no início do ano de 2024.

Continua após a publicidade
Anúncio

A psicóloga e supervisora da brinquedoteca, Vanessa Flores Lima Braune, fala quais temas serão abordados. “Durante o curso teremos aulas teóricas e práticas sobre a Brinquedoteca de Unidades de Saúde e a Política Nacional de Humanização (PNH); a legislação e as diferentes manifestações do brincar; brinquedos, jogos e brincadeiras; gestão de uma brinquedoteca e plano de trabalho da equipe; limpeza e desinfecção de artigos lúdicos e superfícies, e ao final serão apresentados os projetos de implantação de brinquedotecas em ambientes de saúde”.

A técnica de enfermagem, Luzimar Carreiro Chaves Sousa, está participando da capacitação. “Estou gostando muito do curso, apesar de não trabalhar diretamente com crianças, é uma oportunidade de adquirir conhecimento e agregar profissionalmente, além de contribuir com a garantia de direitos no âmbito da saúde, do brincar com segurança, acolhimento e tornar a hospitalização menos traumática”, relatou.

A coordenadora do setor de Humanização, Goiamara Borges, está como discente do curso, para organizar novos espaços no HGP, e as facilitadoras do curso são as Brinquedistas da Brinquedoteca, formadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), Janine de Souza e Vanessa Flores Lima Braune.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.