O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), vai realizar na quinta-feira, 8, o evento As Pretas Podem, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A atividade começa às 9 horas, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em Palmas.
O evento é aberto a todas as mulheres, sem distinção de cor ou raça, e contará com a participação da banda da Polícia Militar, além de autoridades. A programação inclui uma palestra sobre letramento racial, a posse do comitê, um desfile e homenagens às mulheres negras inspiradoras. A iniciativa é organizada pelo Comitê de Coordenação e Gerenciamento de Ações para as Servidoras Estaduais (CCGASE), com o apoio das secretarias e autarquias do estado.
A diretora de Políticas para as Mulheres e Relações Sociais, Terezinha Aquino, destaca que o evento celebra a luta, a união, a resistência e as conquistas das mulheres em diversas áreas do conhecimento, além de promover sua força, aprendizado e empoderamento. “O momento vai proporcionar um espaço para diálogo, troca de vivências, compartilhamento de desafios e histórias de superação, com o objetivo de fortalecer a autoestima e a valorizar a beleza da mulher negra, especialmente por meio do desfile que será apresentado”, concluiu.
A palestra sobre letramento racial será ministrada pela professora Maria Santana Milhomem, Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que vai abordar a luta contra o racismo, as formas de enfrentamento, e a importância da identidade racial e suas peculiaridades para a conquista de espaços na sociedade. “Acredito que todas as pessoas precisam ser capacitadas para construir suas identidades raciais, o que é fundamental para a valorização da diversidade étnico-racial. A palestra visa proporcionar entendimento e conscientização sobre as relações raciais presentes na sociedade, incluindo o reconhecimento e questionamento de estereótipos, discriminação e injustiças raciais”, explicou a professora, que é uma defensora da valorização das diferenças raciais.
Os interessados em participar do evento devem se inscrever clicando aqui.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas