O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificou as ações de fiscalização ambiental entre os dias 14 e 21, com operações simultâneas em duas regiões do Estado. No norte, as atividades ocorreram no Lago da Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito, abrangendo os municípios de Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras. Na região central, a ação foi realizada na UHE Lajeado, envolvendo as cidades de Palmas, Lajeado, Porto Nacional e Miracema, e contou com apoio da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas (GMP) e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. A operação resultou na apreensão de 4,75 mil metros de redes de pesca e quatro tarrafas.
A ação teve como objetivos o combate à pesca predatória, a preservação da fauna aquática e a orientação de pescadores profissionais, amadores e ribeirinhos sobre a prática legal da atividade pesqueira.
Segundo o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, além das ações fiscalizatórias, a operação também buscou conscientizar os pescadores sobre a importância da preservação da fauna aquática. “Nosso objetivo é monitorar e combater a pesca predatória, mas também orientar os pescadores sobre a importância da preservação dos recursos naturais. É fundamental que todos compreendam que o equilíbrio ambiental é responsabilidade de todos”, destacou.
Na região norte, a equipe do Polo II de Araguaína e Pedro Afonso foi responsável por percorrer o Lago da UHE Estreito, em ações que abrangeram os municípios de Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras. Durante a operação, foram apreendidos 3,6 mil metros de redes de pesca e uma tarrafa.
Além da fiscalização, as equipes também realizaram ações educativas, com orientações a pescadores amadores, profissionais e ribeirinhos sobre os riscos da pesca predatória e a importância da preservação da fauna aquática. Além disso, foram distribuídos materiais informativos e educativos foram distribuídos durante a operação.
Na região central, foi realizada, entre os dias 16 e 21, a Operação Guardiões do Lago, com apoio da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas (GMP) e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins.
As equipes percorreram cerca de 240 quilômetros no reservatório da UHE Lajeado, abrangendo os municípios de Palmas, Lajeado, Porto Nacional e Miracema. Durante a ação, foram realizadas rondas ostensivas aquáticas e vistorias em áreas estratégicas, como a foz do córrego Cumprido, o Ribeirão Água Fria, no ponto de depósito de mineração das dragas, além de acampamentos e locais de pesca e banho, até a foz do córrego Atoleiro, nas proximidades do Parque de Aquicultura, Rancho Sucupira e Clube da OAB
Na outra margem, a equipe realizou a travessia até a foz do Ribeirão Santa Luzia, com vistoria no setor de chácaras localizado no município de Miracema e no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional
Na parte sul do lago, a fiscalização passou pela foz do córrego Prata, praia do Prata, foz do Ribeirão Taquaruçu, praia dos Buritis e pelas fozes dos ribeirões Taquari e Mangues.
Além disso, foram realizadas abordagens a embarcações, conferência de licenças para a prática da pesca profissional, amadora e esportiva, bem como orientações quanto à prática legal da pesca. As equipes também reforçaram a necessidade de manter a limpeza nos locais visitados e a destinação adequada dos resíduos.
A operação resultou na apreensão de 1,1 mil metros de redes de malhas diversas e três tarrafas.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas