O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoveu na última quarta-feira, 14, uma mesa-redonda sobre o tema Lixão Zero, no auditório do Bosque da Semarh, durante a Agrotins 25 anos – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. O evento discutiu estratégias adotadas pelos municípios para a gestão adequada dos resíduos sólidos no estado.
A programação contou com dois painéis: o primeiro, intitulado Lixão Zero: Estratégia dos Municípios para a Disposição Final Adequada, e o segundo, com o tema Pró-Catadores Recicla + Tocantins.
No primeiro painel, os municípios de Juarina, Muricilândia, Palmas, Palmeirópolis e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manuel Alves (CIDS) apresentaram as iniciativas desenvolvidas para o tratamento dos respectivos resíduos sólidos.
O prefeito de Muricilândia João Victor Borges destacou que, ao assumir a gestão, sua primeira preocupação foi eliminar o lixão da cidade, considerado um cartão-postal negativo. “O lixão se tornou um passado sombrio para a gente. Hoje, a realidade de quem passa pelo local é bem diferente”, afirmou o prefeito.
O antigo lixão, localizado às margens da rodovia estadual TO-222, foi desativado em 2019, quando a prefeitura passou a destinar seus resíduos sólidos de forma adequada para o Aterro Sanitário Particular da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, localizado no município de Araguaína.
O segundo painel, moderado pela diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, contou com a participação dos municípios de Lajeado, Novo Acordo, São Miguel do Tocantins, Xambioá e Carmolândia, que apresentaram suas experiências com a gestão de resíduos sólidos.
A prefeita de Lajeado, Márcia Enfermeira, apresentou o projeto de sucesso Cidade Limpa e Artesanato Sustentável, apoiado pela prefeitura, que abrange tanto a coleta de materiais recicláveis quanto a educação ambiental. Com o material reciclado, são desenvolvidos produtos como porta-celulares e púlpitos, que foram apresentados durante o evento.
“Este projeto tem um impacto positivo muito grande porque ele envolve a família, que ganha dinheiro em casa separando o lixo, e a prefeitura. É muito gratificante para nós”, afirmou a prefeita Márcia.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, avaliou o evento de forma bastante positiva porque foi uma excelente oportunidade para que os municípios interagissem e apresentassem o que estão fazendo em termos de gestão de resíduos.
“Convidamos os municípios para compartilhar suas experiências e todos aceitaram o convite. Os gestores puderam falar, demonstrar domínio sobre o tema, expressar suas preocupações e, principalmente, trocar experiências com os demais gestores, avaliou.
O evento contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente dos seguintes municípios: Novo Acordo, Almas, São Miguel do Tocantins, São Salvador, Palmeirópolis, Tupirama, Juarina, Carmolândia, Monte do Carmo, Mateiros, Dois Irmãos, Cristalândia, Dianópolis, Xambioá e Aparecida do Rio Negro.
Na ocasião, também foi realizada a demonstração do projeto Casa Ecológica, com apresentação do processo de produção dos blocos sustentáveis e da máquina moedora de plástico. A atividade foi voltada aos representantes das prefeituras, secretários municipais de Meio Ambiente e parceiros.
A Agrotins 25 anos ocorreu de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com 25 anos de avanços e oportunidades, a feira celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A realização da Agrotins é do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas