Recentemente, o veredicto dado para a Igreja Berea, do ramo chinês Seul Sungrak, foi “Xie jiao”, um antigo rótulo chinês usado desde a Idade Média para proibir como “ensinamentos heterodoxos” movimentos considerados hostis aos governos. A palavra é traduzida em documentos oficiais chineses de língua inglesa como “seitas”.
De acordo com a Bitter Winter, em 2018 um grupo de trabalho secreto da Frente Unida estava organizando uma repressão contra a Igreja Seul Sungrak, e novamente em 2019, Sungrak havia se tornado um alvo principal em uma campanha contra grupos cristãos ativos na China e sediados na Coréia do Sul.
Assim, a lista atual de movimentos proibidos como “xie jiao” não inclui a Igreja Seoul Sungrak ou suas afiliadas, no entanto, a Igreja Três-eus, controlada pelo governo, escreveu este mês às suas igrejas afiliadas que a Igreja Berea/Sungrak deve ser considerada como xie jiao, pois foi banida nas províncias de Heilongjiang, onde Berea tem sua sede, Liaoning, Fujian, Shandong, e Zhejiang.
Além disso, pastores e crentes foram interrogados em Liaoning e Heilongjiang, e alguns foram detidos. Segundo um líder da igreja de Harbin, capital de Heilongjiang, eles nunca tinham sido hostilizado até que a Igreja Três-eus e a Associação Anti-Xie-Jiao da China começaram a cooperar regularmente com movimentos que combatem ‘heresias’ na Coréia”.
“Não criticamos o governo e nos preocupamos com nossos próprios assuntos (…) Eles não gostam de nós porque somos uma das igrejas que mais cresce na Coréia do Sul e suas igrejas perdem membros que vêm até nós”, revelou.
Nesse sentido, a Igreja Sungrak Seoul foi fundada pelo Pastor Kim Ki Dong em 1969. A igreja cresceu tão rapidamente que foi listada entre as igrejas de crescimento mais rápido do mundo, e uma das maiores congregações batistas internacionalmente, atualmente tem cerca de 170.000 membros.
Logo, devido a este crescimento, a igreja foi acusada de “roubo de ovelhas” pelas poderosas igrejas presbiterianas coreanas, que persuadiram a Convenção Batista Coreana a expulsar a Sungrak em 1987, citando uma ênfase inadequada nas práticas pentecostais em vez de batistas e na demonologia e exorcismo.
No entanto, naquela época, a Sungrak era grande o suficiente para criar sua própria Convenção Batista rival e manter os contatos com os órgãos americanos e outros órgãos batistas.
Unificados ARNO 33 Samuel Bozza será o cantor oficial na Conferência Unificados da Congregação Monte Moriá, AD Palmas - Centro
Unificados ARNO 33 Pastor Maués Pontes retorna à Congregação Monte Moriá como um dos preletores da Conferência Unificados
Unificados ARNO 33 Pastor Silas Cavalcante será um dos preletores da Conferência Unificados na Congregação Monte Moriá, AD Palmas Centro
Conferência Congregação Monte Moriá realiza Conferência Unificados, com o tema “Enchei-vos do Espírito Santo”, nos dias 8 e 9 de novembro
Esperança Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação
Ensinamento Mãe viraliza ao ensinar sobre oração ao filho com dinâmica: ‘Ensino a importância de orar’