A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na segunda-feira, 10, o ‘Curso Básico em Vigilância em Saúde do Trabalhador’. A qualificação vai até o dia 14 de abril e irá capacitar mais de 30 servidores dos municípios de Araguaína, Almas, Gurupi, Pedro Afonso, Lagoa da Confusão, Palmas, Porto Nacional, Paraiso e Pium.
O curso tem como foco capacitar os servidores públicos da Vigilância Sanitária Estadual e dos municípios prioritários, dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, Regional e Municipal, das Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador, dos municípios e representantes sindicais e membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CISTT), locais.
A capacitação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, gerência técnica da Saúde do Trabalhador e tem o objetivo de desenvolver ações de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador, na perspectiva da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e assim promover a reflexão sobre as inter-relações entre os processos produtivos e a saúde dos trabalhadores, abordando a VISAT, para a formulação de propostas de ações de intervenção epidemiológica e sanitária em situações específicas em seus territórios.
“O curso possibilitará que os profissionais reflitam sobre as inter-relações entre os processos produtivos e a saúde dos trabalhadores, ampliando o conhecimento da legislação pertinente à vigilância em saúde do trabalhador, entre outros”, enfatizou a técnica da Gerência de Saúde do Trabalhador, Magna Dias Leite.
A ação está sendo ministrada pelos multiplicadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fiscais sanitários dos Estados do Acre e Mato Grosso do Sul, Adônidas Feitosa Rodrigues Junior e Débora Renata Mendonça de Moraes, respectivamente. “O Tocantins sai na frente em relação à capacitação, pois é o primeiro Estado a realizar este curso em 2023 e dentro da proposta do curso, esses profissionais saem com conhecimento necessário para aplicar em seus municípios ações de vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS e assim contribuir na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, ressaltou a fiscal sanitária Débora Renata Mendonça de Moraes.
“Participar deste curso é muito importante para nós enquanto servidora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estadual do Tocantins, pois lidamos diretamente com os casos de acidentes de trabalho nas empresas e instituições públicas e privadas, além de fiscalizar e notificar temos trabalhado durante a capacitação a promoção de ações e estratégias de vigilância e saúde para a prevenção desses agravos relacionados ao trabalho, que na maioria das vezes são evitáveis. Temos aprendido muito sobre os processos de VISAT de maneira prática” destacou a enfermeira CEREST estadual do Tocantins, Giovanna Rocha.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas