Durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou a proposta para que seja instituído o Conselho Estadual dos Povos Indígenas.
A intenção é que o conselho possa ter as atenções voltadas às políticas públicas em defesa dos direitos das comunidades originárias e tradicionais. "A história do Tocantins é marcada pela presença dos povos indígenas. É momento de dar mais este passo importante de inclusão das pautas em favor dos mais de 14 mil indígenas do nosso Estado", garantiu o parlamentar.
Durante a apresentação do requerimento, em caráter de urgência, o deputado Mantoan também destacou a criação da Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais. " Foi louvável e histórica a iniciativa do Governo do Estado em garantir a existência de um organismo institucional voltado para a questão indígena sob o comando da legítima representante, Narubia Silva Werreria Karajá", lembrou Mantoan.
O deputado ainda ressaltou a nomeação da única servidora autodeclarada indígena nesta legislatura, Vanessa Xerente, cuja representatividade irá possibilitar a apresentação de propostas que contemplem todas as nove etnias presentes no Tocantins.
Asmeto Filipe Martins prestigia posse da nova Diretoria Executiva da Asmeto
Eleições 2026 Eleições 2026: audiências no TSE discutem normas que irão orientar atuação do TRE-TO
Saúde No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Política Filipe Martins figura entre os mais lembrados para a Câmara em 2026 e consolida diálogo com valores das famílias tocantinenses
Viral Viralizou: praça de Ananás comparada com Paris foi construída com recursos destinados por Tiago Dimas
Metrologia - TO Presidente da Agência de Metrologia faz visita técnica ao Inmetro em Brasília e é recebido pelo diretor do órgão Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva