Segunda, 08 de Julho de 2024 01:15
63 98144-6969
Opinião Artigo

O apóstolo Paulo repreendeu a inveja entre os irmãos

O "sistema mundano" inclui: o egoísmo, materialismo, imoralidade, violência, difamação, calunia, inveja, tratar os irmãos com indiferença e acepção, entre outras coisas.

28/04/2023 21h37 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Pr. Wereque Trajano
Wereque Trajano é pastor, economista, consultor em políticas públicas, financeiro e empresarial.
Wereque Trajano é pastor, economista, consultor em políticas públicas, financeiro e empresarial.

Amados irmãos e irmãs em Cristo, hoje vamos meditar juntos sobre a leitura Bíblica diária em 1 Coríntios 3:3 (NVI). “porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?”.

Para Paulo, a igreja é uma família e essa passagem está nos ensinando que existem duas categorias de crentes: os crentes CARNAIS E OS ESPIRITUAIS. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Paulo chama os crentes de Corintos de carnais, por causa da imaturidade. Havia passado muito tempo e os crentes ainda estavam nos rudimentos da fé, não demonstravam sinais de maturidade no CONHECIMENTO, nem na PRÁTICA da palavra de Deus. 

A imaturidade é consequência de relacionamento mal orientado, é conhecida quando os crentes deixam de viver em união para formarem PARTIDOS OU GRUPINHOS DENTRO DA IGREJA. (1 Coríntios 3:3,4). 

UM CRENTE IMATURO EM VEZ DE CONSTRUIR PONTES DE COMUNHÃO, CAVA ABISMOS NOS RELACIONAMENTOS.

Paulo chama os crentes de Corintos de carnais, pois eles estavam criando PARTIDOS DENTRO DA IGREJA ou GRUPINHOS, e seguindo o SISTEMA MUNDANO... eles estavam trazendo para dentro da igreja esses comportamentos.

A expressão "SISTEMA MUNDANO" é usada comumente para se referir às maneiras e valores do mundo que estão em oposição aos ensinamentos e valores cristãos. O "sistema mundano" inclui: o egoísmo, materialismo, imoralidade, violência, difamação, calunia, inveja, tratar os irmãos com indiferença, acepção, entre outras coisas que não estão em harmonia com a palavra de Deus.”

O pecado das divisões na igreja de Coríntio foi acompanhado de outros pecados, pois estão sempre inter-relacionados. Não existe pecado isolado, um leva a outro. Cada pecado é uma combinação de pecados.

A primeira epístola aos coríntios nos exorta a CORTAR O MAL PELA RAIZ.

Em Gálatas 5:19-21, o apóstolo Paulo lista o ciúme como uma das obras da carne, juntamente com outras atitudes e comportamentos considerados pecaminosos, como a fornicação, a idolatria e a inimizade. 

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.” 1 João 5:19(NVI).

De acordo com a Bíblia, o mundo em que vivemos está no maligno (1 João 5:19), e, portanto, está em oposição aos valores cristãos. Isso significa que as pessoas que vivem de acordo com o sistema mundano estão seguindo as ideias e práticas do diabo, em vez de seguir os ensinamentos de Deus.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2(NVI).

Deus em Cristo continue abençoando a nossa vida e nos ajude a guardar o nosso coração.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.