O processo de discussão popular para a elaboração do Orçamento Participativo de 2023 chegou neste sábado, 5, à região Norte da Capital. Com o debate de propostas sobre investimentos para as áreas prioritárias definidas pelo Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, a terceira audiência pública reuniu representantes do setor público e da sociedade civil no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo. A última audiência aberta ao público acontecerá no Distrito de Taquaruçu, no próximo sábado, 12, às 8h30, na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar.
O objetivo dos encontros é aproximar os anseios da população com as ações estratégicas que serão executadas pela gestão municipal. Na ocasião, o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), Janio Barbosa da Cunha, o administrador da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Igor Barbosa Melo, e o representante da superintendência de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Rafael Marcolino, apresentaram as frentes de trabalhos e serviços que cada uma das pastas vêm executando no município.
A servidora pública estadual, Silvana Maria Alves de Souza, que é moradora da Quadra 309 Norte, e vive com a família em Palmas há mais de 20 anos, destacou a importância do debate público para o fortalecimento das políticas sociais. "Achei de grande relevância por terem inserido também as demandas do setor rural. E esse é um espaço em que os cidadãos podem opinar e dar seu ponto de vista para trazer melhorias para toda comunidade palmense", afirmou.
O evento contou também com a participação de alunos do Curso de Administração do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Porto Nacional. O professor Autenir Carvalho, ressaltou que é necessário que os alunos tenham essa experiência e conhecimento para que possam exigir que o município vizinho adote as audiências públicas, para o melhor direcionamento dos recursos da União. "Nós temos essa preocupação com a formação profissional e cidadã dos nossos estudantes", disse.
Durante a audiência, o superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplad), José Augusto Rodrigues Santos Júnior, apresentou os itens temáticos para que a comunidade votasse nas ações ou serviços que devem receber maior repasse do investimentos públicos, como nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, planejamento urbano, assistência social, habitacional e regularização fundiária, segurança pública, mobilidade, trânsito e transporte, meio rural, meio ambiente e serviços públicos, dentre outros.
Colab
A população também pode continuar participando e defendendo suas demandas na consulta pública on-line, por meio do site https://consultas.colab.re/oppalmas-2023 ou pelo aplicativo Colab, disponível para os aparelhos iOS e Android. A consulta segue aberta até o dia 12 de novembro.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva