Na pauta, o Decreto nº 6.605 de 23 de março de 2023, de autoria do Governo do Tocantins que autoriza a criação do Corredor Ecoturístico de Interligação das Regiões do Jalapão, das Serras Gerais, da Chapada dos Veadeiros e Chapada das Mesas, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), foi apresentado aos membros.
Durante o encontro, ficou definido que os técnicos de cada pasta irão compor os Grupos de Trabalho para a elaboração de estudo e projetos para a formatação do plano de execução do corredor ecoturístico.
Certo de que o projeto será um sucesso, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lélis, destacou que é importante considerar o ordenamento ambiental nessas localidades para evitar um impacto negativo em todas as áreas das comunidades.
O diretor de Gestão de Projetos da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Edson Cabral de Oliveira, ressaltou que a pasta está pronta para apoiar a iniciativa e que tem aparato legal para regularizar os imóveis das regiões alcançadas pelo corredor turístico bem como linhas de crédito, oficinas e workshops. “Trabalho que já vem sendo realizado em 100 municípios do Estado”, observou.
O secretário executivo da Agência Tocantinense de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Roberval França, pontuou que a pasta está à disposição, com a intermediação da rede de energia elétrica por meio de convênios que já estão levando energia às aldeias indígenas, fazendo a manutenção e entregando energia ao povoado quilombola Kalunga, próximo a Cavalcante (GO), mas pertencente ao Tocantins.
Entusiasmado com a iniciativa do governador Wanderlei Barbosa, o gestor da Setur, Hercy Filho, ressaltou a importância da integração do turismo, enfatizando que é de suma importância a sustentação desse segmento. “Unindo forças, vamos construir esse corredor ecoturístico, observando todos os critérios e avaliando projetos exitosos de outros estados. Temos a convicção do envolvimento de todos os segmentos, bem como dos estados que compõem o corredor, a exemplo de Goiás e Maranhão”, concluiu.
Participantes
Participaram da reunião representantes das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, secretário Marcelo Lélis e o técnico, Célio de Oliveira; Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Campos de Abreu, Wilson de Sousa e Anderson Pereira; da Agência Tocantinense de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Roberval França; e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Edson Cabral de Oliveria e Anna Karla.
Representantes do Sebrae, Wolney Nóbrega e Walbênia Lemos e do Sesc, Fátima Miranda, também estiveram presentes.
A secretária executiva da Setur, Jocélia Costa, a superintendente de Turismo, Fernanda Tainã, além de técnicos do turismo e das demais pastas envolvidas no projeto também participaram da reunião.
Condecoração PM - TO O Deputado Federal Filipe Martins participou da inauguração da Galeria de Comandantes do 1º BPM e da cerimônia de entrega de medalhas por tempo de serviço.
Bem estar ‘Desafios da Socialização de Adolescentes Autistas’ é tema de projeto desenvolvido por acadêmicos de Psicologia
Empreendedorismo Projeto Mãos que Criam capacita nova turma de panificação artesanal
Naturatins Naturatins recolhe 40 quilos de pescados durante operação de fiscalização ambiental
Nota de pesar NOTA DE PESAR: Deputado Filipe Martins manifesta pesar por assassinato de pastores da Assembleia de Deus - Nação Madureira, em Pium, Tocantins
Requerimento Vereador Folha propõe regularização do sistema de endereçamento de Palmas