Nesta terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a secretária da Educação de Palmas, professora Débora Guedes, falou sobre o novo momento vivido pela capital do Tocantins quando o assunto é educação inclusiva.
Sob sua liderança, a Secretaria Municipal da Educação tem dado passos firmes para tornar Palmas uma cidade referência no acolhimento e atendimento de alunos neurodivergentes.
Um dos marcos dessa nova fase foi a criação da Superintendência de Educação Inclusiva, estrutura inédita dentro da Secretaria, voltada exclusivamente para desenvolver políticas públicas e estratégias pedagógicas focadas nos estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e outras condições específicas de aprendizagem.
“Hoje é um dia de reflexão, mas também de reafirmação do nosso compromisso com uma educação que respeita, acolhe e valoriza todos. Estamos trabalhando para garantir estrutura, formação e dignidade, especialmente aos estudantes neurodivergentes”, destacou a secretária Débora Guedes.
Avanços em tempo recorde
Mesmo com apenas três meses à frente da SEMED, Débora tem se destacado na reorganização da rede, com foco especial em inclusão, captação de recursos e diálogo com a comunidade escolar.
Entre as ações em andamento, está a articulação com parlamentares da bancada federal e órgãos do governo federal, visando garantir recursos específicos para a construção do Centro de Educação Inclusiva (CEI) — projeto que vai oferecer um espaço adequado e especializado para o atendimento de alunos neurodivergentes na rede municipal.
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva